sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um coração por vez


Filemom 1:12-22

…não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo… —Filemom 1:16

Isaías 62–64
1 Timóteo 1

O quaker (ou quacre) John Woolman era um pregador itinerante que empreendeu sua própria campanha pessoal para abolir a escravidão quando os EUA eram colônias. Woolman encontrou-se com senhores de escravos para falar-lhes sobre a injustiça de manter outras vidas humanas como propriedade. Embora Woolman não tenha erradicado totalmente a escravidão, ele persuadiu muitos senhores a libertarem seus escravos. Seu sucesso se deveu a persuasão individual e pessoal.

O livro de Filemom contém um apelo pessoal similar. Onésimo era um escravo foragido de seu senhor cristão Filemom. Onésimo havia chegado à fé através do ministério de Paulo e, agora, Paulo o devolvia a Filemom com estas palavras: “Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo” (vv.15-16). Embora não saibamos se Onésimo foi liberto da escravidão, sua nova fé em Jesus tinha mudado o seu relacionamento com seu senhor cristão. Agora, ele era também um irmão em Cristo. Paulo estava influenciando seu mundo, de coração em coração, de pessoa em pessoa.

As pessoas e as situações podem mudar pelo poder transformador do evangelho. Como Woolman e Paulo, procuremos influenciar o nosso mundo — um coração de cada vez.

Mostrar a verdade a alguém é a atitude mais amável que você pode demonstrar.
21 de outubro de 2011

Dennis Fisher

Publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 4º trimestre de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário