quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Biografia com Discografia da Banda Khorus



Descobertos em 2000 pela gravadora Zekap Gospel em (Vitória (ES), o Khorus surgiu em 2001, aproveitando a falta de opções musicais para os jovens e adolescentes evangélicos. Toninho percebeu essa carência em pleno Rock in Rio III, quando, na noite teen – que teve shows de *NSYNC, Aaron Carter e Sandy & Junior, entre outros –, acordou e, ao ligar a televisão, descobriu que aquela era a noite mais concorrida do festival. “Naquele momento Deus começou a falar no meu coração: ‘quantos crentes há naquele lugar, que estão ali simplesmente porque não há nada igual no meio evangélico?’ Então senti que aquela era a hora, e que estava diante de uma estratégia perfeita de evangelismo”, conta Toninho, que naquela noite também via se cumprir uma profecia que recebera na adolescência. “Eu sabia que isso algum dia iria acontecer, porque Deus já havia me falado, aos 13 anos, que meu trabalho seria com jovens e adolescentes. Passaram-se 12 anos para se cumprir o que Ele prometeu.”
POR QUÊ KHORUS?
Segundo Toninho Rondow, idealizador da banda, o grupo nasceu da vontade de ter referenciais evangélicos para os jovens cristãos, já que esses, muitas vezes, acabavam por tomar nomes seculares como referencia musical. Daí surgiu o Khorus, que vem do inglês chorus. Pela confusão na hora de pronunciar o nome da banda, o grupo optou pela grafia com ‘k’. “Se o coro ou refrão é a parte mais importante da música, queremos passar o melhor de Deus em nossas vidas para as pessoas que ouvem as nossas músicas”, diz Toninho.
HISTÓRICO:
Músicos, os integrantes do Khorus decidiram abandonar seus instrumentos, se apresentando em igrejas e eventos de todo o Brasil cantando e dançando, com uma banda de apoio.
Nesta fase de Boy band, O Khorus teve inicialmente cinco integrantes e depois 4: Paulinho, Gessy Hoffmam, Celinho Bastos e Toninho Rondow.
“Se alguém fosse montar um grupo no estilo boy band, pela lógica nunca juntaria nós quatro. O Paulinho, antes de cantar, jogava futebol. O Marcelo era baterista e cantava rock junto com o Toninho, enquanto eu era fã de hip-hop, uma música mais de protesto, mesmo sendo evangélica. Até nossos timbres de voz são completamente diferentes. Toninho tem voz romântica, grave. Marcelo é mais pro romântico, também, mas com uma voz mais rasgada, mais para o agudo. O Paulinho é mais para o rock e eu, para a black music. Não tínhamos nada a ver um com o outro, mas nos demos muito bem e fizemos uma mistura bem interessante”, diz Gessy. Para Toninho, Deus fez do Khorus um ministério, em que um integrante completa o outro.
Nesta formação, eles lançaram dois álbuns: “IGUAL NÃO HÁ” E “A VOZ DO BRASIL” ambos com produção de Val Martins.
METAMORFOSE, AS COREOGRAFIAS ACABARAM…Começa a acender a chama do Rock Gospel
Em 2005, no seu terceiro CD, os capixabas do Khorus estréiam nova formação – saíram G. Hoffmam e Paulinho, entraram Rod Simor e Marcos Zago, que já eram músicos de apoio da banda. Mas a principal mudança foi no som. O grupo incorporou definitivamente o rock, deixando de lado o estilo boy band do primeiro disco e o ecletismo do segundo, que tinha new metal, pop e r&b. ‘Notícia’ é um disco roqueiro do início ao fim, pesado, que remete ao Oficina G3. O peso das guitarras só é interrompido nas poucas baladas, entre elas as românticas ‘Por Favor’ e ‘Querer Mais’. O quarteto também mostra amadurecimento nas letras, muito boas, de cunho evangelístico. As mensagens são claras até mesmo nas músicas mais pesadas, como ‘Notícia’ – que fala da volta de Jesus de uma forma bastante inusitada – ‘Próprios Rumos’, ‘Inconseqüente’ e ‘O Fim’. O Khorus trocou as vocalizações pelo rock e parece ter encontrado seu caminho.
Quem assinou a produção de “Notícia” foi Felipe Gama.
PRIMAVERA DE 2006
O quarto cd do Khorus com o titulo “Mãos Vazias” trouxe novas mudanças: Eliah Oliver entra, substituindo Celinho no vocal. E também recheado de guitarras pesadas (Juninho Guitarra) O tema central do disco foi o dia do Juízo Final de Deus, onde todos os homens e mulheres, pequenos e grandes, deverão ser apresentar diante do Senhor e prestar contas dos seus feitos na terra. Além do som distorcido, tem também aquela balada romântica, a novidade desta vez foi que além de português (Sonho) a música conta com uma versão inglês (Dream) , faixa bônus do disco. É claro que não faltou àquelas vinhetas de abertura e final do CD.
A faixa intitulada “PENTECOSTE” é uma homenagem ao centenário do reavivamento pentecostal na rua Azuza (Azuza Street) nos EUA. De acordo com o Prº Toninho Rondow, líder e vocalista do Khorus, esse disco nasceu primeiro no coração de Deus, desde as composições até a finalização do trabalho.
No Cd “Mãos Vazias”, as parcerias de composições são do Pr. º Toninho Rondow, Eliah Oliver, Renata Rocha e Juninho Guitarra. O disco com 15 faixas (03 vinhetas e 12 Músicas).
Nesta Formação, incluindo Thiago Vieira, eles também lançaram o quinto cd e primeiro DVD: “Perfeição” ambos produzidos por Toninho Rondow e Juninho Guitarra e que saíram com o selo de uma nova gravadora, a Unirecords.
KHORUS ATUALMENTE
Toninho Rondow assume sozinho o vocal, aproximando o Khorus definitivamente a identidade de uma banda de rock convencional. Essa não foi a única novidade do disco “Made in Heaven”. O sexto trabalho não foi lançado por gravadora e sim no site oficial da banda (http://khorus.rock.com.br). Totalmente gratuito, o trabalho veio com 9 faixas e até encarte com todas as letras escritas, mais informações técnicas.
Made in Heaven teve participações de Mariana Rondow, filha de Toninho, e do Pr. Wann Ally, composições de Toninho, sua esposa, Pra. Renata Rocha. Tiago Leal (Guitarras e Violão), do seu irmão Maicson Leal.
A maturidade Cristã e sonora são as marcas deste trabalho que também tem algumas versões (Com influência do som dos americanos 12 Stones) e também a canção regravada: “De filho para Pai”. Outros nomes importantes para serem citados são os de Heryckson (Bateria) e Cristiano Martins (Baixo e Teclados).

DISCOGRAFIA:
2002. KHORUS – IGUAL NÃO HÁ
2003. KHORUS – A VOZ DO BRASIL
2005. KHORUS – NOTÍCIA
2006. KHORUS – MÃOS VAZIAS
2008. KHORUS – PERFEIÇÃO
2010. KHORUS – MADE IN HEAVEN
http://reliquiasgospelmusic.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário