sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Por que eu?


Salmo 131

As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus… —Deuteronômio 29:29

Jeremias 15–17
2 Timóteo 2

Recentemente li o Salmo 131, um dos meus salmos favoritos. No passado, eu o via como um encorajamento para compreender que o mistério é um dos diferenciais do caráter de Deus. Desafiava-me a deixar minha mente descansar, já que sou incapaz de compreender tudo que Deus está fazendo em Seu universo.

Mas, então, enxerguei outro lado do calmo espírito de Davi: sou incapaz de compreender tudo que Deus está fazendo em mim e é impossível tentar.

Davi estabelece uma comparação entre uma criança desmamada, que não mais se preocupa com aquilo que antes exigia, e uma alma que aprendeu a mesma lição. Esse é um chamado para aprender sobre a humildade, perseverança e contentamento em todas as minhas circunstâncias — sejam quais forem —, embora eu não compreenda as razões de Deus. A lógica divina está além da compreensão da minha mente.

Eu pergunto: “Por que esta aflição? Por que esta angústia?” e o Pai responde “Silencie, filho. Você não entenderia se Eu lhe explicasse. Apenas confie em mim!”

Assim, após contemplar o exemplo de Davi, pergunto-me: Posso, em minhas circunstâncias, esperar no Senhor? (v.3). Consigo esperar com fé e paciência sem preocupar-me e sem questionar a sabedoria de Deus? Consigo confiar nele enquanto Ele opera em mim a Sua boa, agradável e perfeita vontade?

Em um mundo de mistério, é reconfortante conhecer o Deus que sabe de todas as coisas.
28 de outubro de 2011

David H. Roper

Publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 4º trimestre de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário