domingo, 23 de outubro de 2011

A Parousia e a irmã Maria


Nada me metia mais pavor do que a "volta de Jesus para arrebatar os crentes preparados". Que adolescente em sã consciência pode estar preparado para tal evento cósmico ? Em minha época de adolescente, as cobranças para se estar "preparado" eram muitas mas se resumiam em mortificar a carne e se separar do mundo. Por mundo, leia-se cinema, teatro, futebol, dança, música profana, sexo(estritamente no casamento e olhe lá...), pensamentos libidinosos, bermudas, joias, calça comprida, baton, corte no cabelo...esses últimos, claro, para as meninas.


Só mesmo quem foi adolescente na igreja evangélica da metade dos anos 70 ao início dos anos 80(ou antes disso, creio) sabe do que estou falando. A mensagem evangélica naqueles tempos era: "Aceite a Jesus, se arrependa dos seus pecados pois Jesus breve vem". Tudo o mais era variações desse tema. A igreja naqueles tempos vivia em constante expectativa. Os crentes daque daquela época ainda não tinham sido contaminados pelo vírus da Prosperidade, ao contrário, uma vida de pobreza e aflição era vista como o ideal do "crente fiel".

Os crentes daquela época eram pessoas sinceras em sua simplicidade e ignorância. Mas até para um adolescente que ao mesmo tempo que se amedrontava com as chamas do inferno sentia-se feliz ao cantar os hinos da Harpa Cristã e ao ler os evangelhos, certas coisas não davam para engolir. Deve ser a tal da "ambivalência" que nosso amigo Levi tanto fala.

A irmã Maria, companheira da minha mãe no "círculo de oração" veio aflita e regozijante ao mesmo tempo(olha ela aí, a ambivalência, outra vez), contar algo muito importante para mamãe. Eu, que às vezes gostava de ficar ouvindo as conversas dos adultos, fiquei de butuca acessa. Ela contou mais ou menos assim: "Irmã Valda, a volta de Jesus está mais perto do que imaginamos. Eu fui à casa da irmã "fulana de tal" com a profeta irmã "sicrana de tal" visitá-la. Como a senhora sabe, ela está doente e com 70 anos. Quando começamos a orar para o Senhor curá-la, a profeta foi tomada pelo Espírito Santo e nos entregou uma mensagem maravilhosa!!! Deus nos disse que aquela irmã já tão idosa não morreria até que visse Jesus voltando para buscá-la..."

Vi o rosto da minha mãe ficar mais branco do que já era. Ela soltou um "aleluia" em meio a temor, pavor, alegria e urgência ao mesmo tempo (taí de novo a tal da ambivalência). Eu, de minha parte, gelei... Mas eu só tinha 14 anos!! Jesus iria voltar e eu não iria me casar, não iria ter filhos, não iria seguir os passos do meu pai na Marinha...Mas então, num momento de lucidez vindo não sei de onde, comecei a matutar...

Seria possível Deus condicionar todo o seu plano através dos séculos(sim, eu tinha lido o livro do saudoso Lawrence Olson, "O Plano Divino Através dos séculos") aos poucos anos de vida que faltavam para uma senhorinha brasileira e moradora da baixada fluminense? Com algum temor por duvidar da palavra profética, ousei questionar tal coisa. Depois que a irmã Maria saiu, perguntei a minha mãe se ela acreditava naquela profecia. Ela, sempre cautelosa com as "coisas de Deus", disse-me que tínhamos que estar preparado para a vinda de Jesus até naquele mesmo dia. E lançou aquela pergunta cortante e ameaçadora: "Você está preparado, Eduardo?".

E você esta preparado?


Por Eduardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário