domingo, 20 de novembro de 2011

Eyshila

Nasci em Fortaleza -CE, no dia 1 de Setembro de 1972 . Meus pais se chamam Antonio Oliveira Neto e Maria Zulmira de Souza Oliveira. Tive o grande prazer de nascer em um lar cristão. Meu pai era um evangelista e minha mãe cantora. Ela se encarregou de me ensinar as primeiras notas musicais.

Quando eu tinha três anos de idade, minha mãe foi vitima de uma enfermidade que a debilitou por um ano inteiro. Nesse tempo éramos apenas eu e meus irmãos gêmeos Wellingthom e Wesley, onze meses mais novos do que eu. Ficamos um ano sem vê-la, e toda a família pensou que Deus a levaria, já que ela havia sido desenganada pelos médicos várias vezes. Mas aprouve a Deus deixá-la viver e permitir que ela nos criasse. Aprouve a Deus que ela engravidasse um anos depois de ter sido curada e ficassa grávida da Liz Lanne, minha irmã caçula. Quando a Liz completou 1 ano de idade viemos morar no Rio de Janeiro. As coisas ficaram um pouco difíceis em Fortaleza, com o meu pai desempregado e quatro filhos pra criar. Então, dirigido pelo Espirito, ele decidiu arrumar as malas e ir pro Rio de Janeiro, cidade onde ele já havia morado antes de se casar com minha mãe, onde ele havia se convertido, e onde Deus tinha planos pra nós.

Viemos pra cá em 1978. Foi amor à primeira vista. O Rio de Janeiro era tudo o que nos contaram e muito mais. Ô cidade maravilhosa! Bem vamos ao que interessa: quando comecei a cantar? Os outros detalhes eu vou guardar pra revelar na minha biografia quando eu ficar bem velhinha. rsrsrs
A primeira igreja onde congregamos aqui no Rio foi a Asembléia de Deus em Cordovil, cujo pastor na época era Waldir Neves, que já dorme no Senhor. Havia lá o coral CRIANÇAS PARA CRISTO, dirigido pelo casal Rael e Marta Firmo. Era um lindo coral com mais de 100 vozes infantis. Nunca vi nada igual em toda a minha vida. O trabalho que esse casal amado realizava deveria ser imitado em todas as igrejas. Jamais vi tanto amor e tanta dedicação. Eles realmente pastoreavam aquele rebanho de pequeninas ovelhas, do qual eu fazia parte. Aos nove anos de idade recebi o meu primeiro solo. A música era de autoria de Misael Alcides ( o tio Misael), e a letra era assim:
LÁGRIMAS MOLHAVAM MEU ROSTO
CHORAVA O MEU CORAÇÃO
ANDAVA EM COMPLETO DESGOSTO
ERA GRANDE A SOLIDÃO
SOFRIMENTO APÓS SOFRIMENTO
VIVENDO COMO QUEM MORREU
E EU SEI QUE NÃO HAVIA
ALGUÉM INFELIZ QUAL EU
ACHEI JESUS A MINHA VIDA MUDOU
MEU SOFRIMENTO JESUS JÁ LEVOU
FELIZ EU SOU, FELIZ EU SOU
CRISTO MINHA VIDA MUDOU
SORRISO SE VÊ NO MEU ROSTO
NÃO CHORA O MEU CORAÇÃO
JESUS JÁ LEVOU MEU DESGOSTO
JÁ NÃO ANDO EM SOLIDÃO
TUDO O QUE EU PROCURAVA
HOJE NÃO PROCURO MAIS
TENHO TUDO EM MINHA VIDA
CRISTO JÁ ME SATISFAZ

Alguém pode imaginar uma criança cantando uma canção com essa letra? E um coral de aproximadamente 100 crianças, alguém pode imaginar? Pois esses foram momentos que marcaram de forma muito especial a minha vida. Até hoje lembro das pessoas chorando na igreja cada vez que nos ouviam cantar. Era um mover sobrenatural. Naquela época tínhamos um culto infantil por mês, com direito à consagração e tudo, e em jejum. Esse ministério frutificou e gerou muitos outros como eu, Liz Lanne, Jozy Anne, Pr Samuel Gonçalves e muitos outros. Obrigada Irmão Rael e Marta! Amo vocês demais!
O tempo passou e chegou a adolescência. Adeus coral infantil! . Adeus Brilho Celeste, que era um afluente do coral infantil, sendo que esse só tinha meninas, das quais por muito tempo eu fui a menorzinha.
Entrei no coral de Adolescentes, na época dirigido pelo maestro Ismael. Lembro dos ensaios, das viagens e de ter aprendido a cantar o Aleluia de Haendell. Essa música me emociona demais até hoje. Tenho saudade dos meus amigos. Até hoje quando a gente se vê é uma alegria. Ah, foi nesse coral que eu descobri que a minha voz era soprano.
Um pouco depois eu entrei no Conjunto Feminino. a dirigente era e é até a hoje a irmã Marilene, uma grande mulher de Deus. Cantávamos todos os domingos e os ensaios eram sempre após a escola dominical. Como eu aprendi com as minhas irmãs!
A essa altura eu já tinha estudado piano e violão, mas não havia dado continuidade a nenhum dos dois. O piano eu parei porque não podia comprar um. O violão eu ainda toco, mas só o suficiente pra compor e orar no meu quarto sozinha onde ninguém vê.
Tenho que confessar algo: Eu tinha pavor de cantar sozinha. Comecei sendo solista de coral e pretendia continuar sendo até o fim dos meus dias. Pra que eu cantasse sozinha com um play back diante da igreja o meu pai tinha que me obrigar. E ele o fazia com vontade. Muitas vezes eu ia chorando de raiva, mas ia…
Um dia meu pai disse: Vou te gravar. Recebi uma indenização do meu emprego e vou investir no seu LP, na época não existia CD. Eu fiquei apavorada! Orei e tudo pra que Deus não permitisse . Eu não queria meeeeeeeeeeeeesmo. Nesse período Deus me deu um escape: o Grupo Altos Louvores. Um dia eu estava cantando na minha igreja, solando no grupo feminino, e fui vista pelo Edivaldo Novais, lider do grupo até hoje. Eu amava o Grupo Altos Louvores. Tinha seus discos, cantava suas músicas e tudo mais. Na época eles tinham apenas três discos. Quando acabou o culto, Edivaldo me chamou e me perguntou se eu me interessaria em participar do grupo já que uma componente estaria se casando e não poderia continuar. Na época eu tinha apenas 15 anos de idade. Eu disse que conversaria com meus pais e depois daria a resposta. Alguns meses depois lá estávamos nós, eu e o meu pai, no meu primeiro ensaio com o grupo. Nesse dia eu conheci a Léa Mendonça, o Diógenes Marques ( que já dorme do Senhor), o Sergio Lopes, o Fernando, a Dayse Azevedo e o Eli Miranda. Essa era a formação do grupo na época em que eu entrei. Gravei o meu primeiro disco com eles, um da capa azul que não teve título, mas foi um disco muito expressivo na época, com muitas músicas emplacadas entre as mais tocadas das rádios evangélicas. Uma das que eu cantava era BRILHANTE, de autoria de Sergio Lopes, e nós cantávamos juntos.
Apredi tanto nesse tempo! Como eu tenho saudades! Foi um tempo de muita descoberta e aprendizado. Sou muito grata à Lea Mendonça pela paciência em me passar cada voz, cada contracanto, cada macete. Ela foi uma mestra pra mim. E o Edivaldo Novais… Como ele teve coragem me convidando a entrar em um grupo tão maduro quando eu era só uma adolescente? Ele viu além de mim, além da minha imaturidade, além da minha inexperiência. Obrigada Edivaldo!

Passei 7 anos no Grupo Altos Louvores e convivi com 3 formações diferentes. No finalzinho do meu tempo no grupo, fiz duas indicações pra darem continuidade ao trabalho: primeiro foi Liz Lanne, minha irmã, e depois Jozy Anne. Cantamos por um tempo juntas, ainda gravamos um CD, o meu último no grupo, e depois eu saí. Saí com relutância, lembro que foi doloroso, mas o meu tempo havia chegado. Eu saí do grupo em 1995, no mesmo ano em que eu me casei. Foi uma mudança difícil pra mim. Aliás eu sempre reluto muito na hora de mudar, porque eu detesto dizer adeus. Mas tive que fazê-lo por orientação de Deus. Quem quer crescer precisa estar disposto a romper com o passado, correr riscos e, principalmente, obedecer ao Senhor. Depois que saí do grupo lancei o meu primeiro CD solo, GLORIFICANDO, pela gravadora Som e Louvores. Eu era muito jovem e inexperiente, não tive liberdade na escolha do meu repertório, mas foi o primeiro, o começo de tudo. Todo começo é difícil, mas vale como experiência. Um ano depois de lançar esse CD, recebi o convite da gravadora MK Publicitá, hoje MK Music, através de sua presidente Ivelise de Oliveira, o qual aceitei imediatamente por já conhecer o trabalho da gravadora e já ter participado de alguns de seus eventos quando eu era do Altos Louvores. Assinei o contrato em 1996, e nesse mesmo ano algo inexperado aconteceu. Recebi um convite pra participar de um projeto em Espanhol pra uma feira de cds que aconteceria no Rio Centro. Seria um trio composto por mim, Fernanda Brum e Marina de Oliveira. Prontamente aceitei e sugeri que convidássemos a Liz e a Jozy pra participarem dos vocais, já que eu, Fernanda e Marina jamais havíamos cantado juntas, e precisaríamos de ajuda pra timbrar nossas vozes. O resultado ficou tão satisfatório que resolvemos ser um quinteto, ao invés de trio. No ano de 1997 lancei dois CD’s, o meu TIRA-ME DO VALE, e o primeiro CD do Voices, COLORES DEL AMOR, sendo que o do Voices teve direito até a lançamento internacional em Los Angeles. Foi algo inesquecível em nossas vidas. Quando voltamos de lá, descobrimos que precisávamos dar continuidade a esse projeto e gravar em português. Assim sendo, seguimos adiante com nossos ministérios como solistas e integrantes do Voices. Logo depois a Jozy e a Liz também ingressaram em carreiras solo na mesma gravadora. Elas são uma bênção!

Discografia do Voices

# Natal (2008-MK Music)
# Sobreviverei (2007 – MK Music)
# Acústico (2005 – MK Music)
# Aliança (2002 – MK Music)
# Coração de Criança (2001 – MK Music)
# Por toda vida (2000 – MK Music)
# Corações Gratos (1999 – MK Music)
# Colores del amor (1997 – MK Music)

#DVD Acústico (2006 – MK Music)
#DVD Por toda vida (2004 – MK Music)

Discografia da Eyshila

# Nada Pode calar um adorador (2010 – MK Music)
# Hasta tocar el cielo (2008 – MK Music)
# Até tocar o céu (2007 – MK Music)
# Collection 10 anos (2006 – MK Music)
# Terremoto (2005 – MK Music)
# Na casa de Deus (2003 – MK Music)
# Deus Proverá (2001 – MK Music)
# Mais doce que o mel (1999 – MK Music)
# Tira-me do vale (1997 – MK Music)
# Glorificando (1995 – Som e Louvores)

#DVD Até tocar o céu (2008 – MK Music)
#DVD Collection 10 anos (2006 – MK Music)

Um dia desses no ano de 2005 recebi um telefonema de Fernanda Brum dizendo que havia feito uma música pra mim. Ela se chamava CANÇÃO PRA MINHA AMIGA .

Amiga, o mundo quase te destruiu
Também estive lá.
Amiga, por muitos vales eu te encontrei
Chorando ao atravessar.
Quando o vento soprou,
Quando a água acabou,
E disseram que era o fim,
Amiga, Deus te revelou a mim.
Leva o meu coração contigo
Guarda o meu coração amigo
E nos dias de inverno e solidão
Se aqueça com meu coração.
Amiga, a vida foi tão dura, eu sei,
Também te vi chorar.
Amiga, mas Deus Se revelou para nós
Não posso reclamar.
Nos usou com poder, eu só posso dizer
Obrigada, Senhor, por tudo que eu vivi
Amiga, eu te amo tanto.

Abri aquele berreiro tradicional e revelei a ela que estava de malas prontas pra morar por tempo indeterminado em Araruama, Estado do RJ. Gravamos a música no CD Amo Você e foi uma bênção. As amigas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo afora aprovaram a idéia. Por causa dessa canção recebemos um convite da gravadora pra fazermos o CD AMIGAS, com canções sobre comunhão, perdão, amizade e amor. Tudo o que os amigos gostam! Aceitamos o desafio e já estamos no segundo volume. Esse cd traz canções que , sendo de nossa autoria ou não, contam um pouco da nossa história de vida e amizade. Esqueci de dizer que eu apresentei a Fernanda à MK, e quando ela já estava lá ela deu aquela forcinha pra que eu entrasse também, é claro. Afinal, amigo é pra essas coisas, né? rsrsrs

Bem, acho que é isso aí. Será que falei tudo o que importa? Se eu lembrar de mais alguma coisa eu acrescento aos poucos. Afinal esse é o meu diário, e diário a gente visita toda hora, é ou não é? Enquanto continuarem os sonhos os projetos também continuarão. A minha visão é muito maior do que eu, porque ela nasceu no coração do meu Deus. Espero enxergar a vida com os Seus olhos, não os meus. Quero apenas ressaltar aqui que tudo o que vivi foi fruto da misericórdia de um Deus que, embora tenha o mundo inteiro pra cuidar, acha tempo pra se importar comigo. Os seus olhos estão sobre cada um de nós. Os seus planos jamais podem ser frustrados. E eu sei que tudo o que vivi não se compara com o que ainda viverei. Quando comecei eu era uma menina de 15 anos, hoje sou uma mulher, casada com o Pastor Odilon, mãe de dois filhos homens, Matheus e Lucas, minha herança. Sou membro da Assembléia de Deus Penha, ovelha do Pastor Silas Malafaia. E o mais importante, serva do Deus Vivo, aquele que enviou seu filho Jesus pra morrer pelos meus pecados. Os meus sonhos são infinitamente menores do que os Dele. Ainda estou esperando o Seu melhor pra mim. Sei que muitas de Suas promessas não dizem respeito à essa vida, mas à eternidade, a qual passarei ao lado do meu Senhor e Salvador pra todo sempre. Amém.

Eyshila Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário