quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS


3º Trimestre de 1998

Título: Escatologia — O estudo das últimas coisas
Comentarista: Elienai Cabral



Lição 1: A importância da Escatologia Bíblica
Data: 5 de Julho de 1998

TEXTO ÁUREO

“Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará” (Hc 2.3).

VERDADE PRÁTICA

A escatologia é uma realidade que envolve tanto o presente como o futuro e, para entendê-la, devemos estudá-la com cuidado e apoio bíblico.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Gn 3.15; Ap 12.9; 20.2
A primeira profecia escatológica



Terça - Gn 3.15; 22.18; 26.4; 28.14; 49.10; 2 Sm 7.12,13
A promessa do Redentor vindouro



Quarta - Is 7.14; 9.6; 42.1-4; 49.5-7; 52.13-15
A predição do futuro Rei e Redentor



Quinta - Is 53
A predição dos sofrimentos de Jesus



Sexta - Dn 2.44,45; 7.13,14
A predição do Reino vindouro do Senhor



Sábado - Jr 23.3; Is 11.11; Ez 37.1-11; Jl 2.28,29
A restauração de Israel

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 João 2.18-25,28.

18 - Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.
19 - Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
20 - E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo.
21 - Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
22 - Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? E o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
23 - Qualquer que nega o Filho também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem também o Pai.
24 - Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
25 - E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
28 - E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.

PONTO DE CONTATO

Os crentes nutrem um desejo profundo para conhecer os eventos futuros. Contudo, quando em contato com as profecias bíblicas encontram dificuldade para interpretá-las. Muitos por desconhecerem os princípios de interpretação têm feito uso de métodos inadequados chegando a formular teorias incorretas, trazendo, assim, prejuízo à sua vida cristã e à Igreja. O estudo de escatologia, neste trimestre, conduzirá, sem dúvida, os alunos de nossa Escola Dominical a uma compreensão clara das profecias bíblicas.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir o sentido de escatologia.
Estabelecer as diferenças entre a profecia bíblica e a profecia como dom na Igreja.
Reconhecer o estudo da escatologia como matéria necessária à fé cristã.
Enumerar os métodos de interpretação da escatologia.
Aplicar as verdades proféticas ao desenvolvimento da fé cristã.

SÍNTESE TEXTUAL

Veremos nesta lição a importância da escatologia e como o seu uso com cuidado e respaldo bíblico contribui para a boa interpretação das profecias bíblicas. Estudaremos os seus métodos e princípios básicos de interpretação, bem como a sua relação com os aspectos presentes e futuros da profecia bíblica.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

Os acontecimentos do futuro têm sido assunto do interesse da humanidade, principalmente neste século. A Igreja de Cristo aguarda um futuro glorioso como conseqüência de sua comunhão com Deus. Apesar de estarmos tratando de um tema que, se não houver cuidado, entra no terreno da especulação, precisamos introduzir os tópicos da lição buscando levar os alunos a refletirem idéias preconcebidas e quais as suas bases. Para isso, objetivando a edificação da classe, sugerimos que inicie cada tópico perguntando, e induzindo os alunos à reflexão e a dar respostas.

• Qual a preocupação principal da escatologia?
• Como deve ser interpretada a profecia bíblica?
• Quais os métodos de interpretação da escatologia bíblica?
• Qual a diferença entre profecia bíblica e dom de profecia?

Estas e outras questões poderão ser usadas para um estudo prazeroso e com resultados mais eficazes.

COMENTÁRIO

introdução

Escatologia é um termo constituído de duas palavras gregas: escathos e logos, que se traduzem por “últimas coisas” e “tratado” ou “estudo”. É o estudo acerca de coisas e eventos futuros profetizados na Bíblia. Nas primeiras palavras do texto de Ap 1.1 podemos entender o sentido da escatologia para a Igreja: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer”. Em resumo, significa para os cristãos “o estudo ou a doutrina das últimas coisas”.

I. O CAMPO DA ESCATOLOGIA BÍBLICA

1. A escatologia tem sua base na revelação divina. A Bíblia é a revelação da vontade de Deus à humanidade. Inicialmente, Deus escolheu a semente de Abraão, ou seja, o povo de Israel, para revelar a sua vontade. Mais tarde, Deus ampliou o campo da sua revelação e formou um novo povo, a Igreja, constituída de judeus e gentios (Ef 2.11-19). A partir de então, a Igreja é o alvo da revelação divina. Toda a revelação aponta para o futuro e a Igreja caminha neste mundo com uma esperança, pois é identificada como “peregrina e forasteira”, 1 Pe 2.11. Ela existe por causa da esperança (Rm 5.2; 8.24; Ef 4.4; 1 Ts 4.13). A esperança indica uma meta; traça planos para um futuro. O mundo pagão se fecha dentro de um fatalismo histórico, sem expectativas, sem futuro, mas a Bíblia revela o futuro.
2. A escatologia pertence ao campo da profecia. A preocupação principal do estudo da escatologia é interpretar os textos proféticos das Escrituras. As verdades proféticas se tornam claras e definidas quando se tem o cuidado de interpretá-las seguindo os princípios de interpretação, observando o seu contexto histórico e doutrinário. O apóstolo Pedro teve o cuidado de explicar essa questão quando escreveu: “E temos mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração”, 2 Pe 1.19. Na verdade, o apóstolo procura contrastar as idéias humanas com a palavra da profecia escrita na Bíblia. Ele fortalece a origem divina das Escrituras e da sua profecia. Não podemos duvidar nem admitir falha na Palavra de Deus. Ela é inspirada pelo Espírito Santo (2 Tm 3.16). A inerrância das Escrituras tem sua base na infalibilidade da Palavra de Deus. Outrossim, o mesmo autor declara que “nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”, 2 Pe 1.20,21.

II. MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO DA ESCATOLOGIA

Na história da Igreja têm sido adotados vários métodos de interpretação no que concerne às escrituras proféticas. Eles têm produzido explicações e posições que obrigam os cristãos a serem cautelosos. Há idéias divergentes, por exemplo, com respeito ao arrebatamento da Igreja. Alguns o admitem antes e outros crêem que se dará no meio da Grande Tribulação. As teorias são várias, mas precisamos ser definidos sobre o assunto. Para isso, dois métodos de interpretação devem merecer a nossa atenção.
1. O método alegórico ou figurado. Alguns teólogos definem a alegoria “como qualquer declaração de fatos supostos que admite a interpretação literal, mas que requer, também, uma interpretação moral ou figurada”. Quando interpretamos uma profecia bíblica, sem atentarmos para o seu sentido real, figurado ou literal, negamos o seu valor histórico, dando uma interpretação de somenos importância. Corremos o risco de anular a revelação de Deus naquela profecia. Daí, as palavras e os eventos proféticos perderem o significado para alguns cristãos.
Quando o sentido de uma profecia é literal e se interpreta alegoricamente, se está, de fato, pervertendo o verdadeiro sentido da Escrituras, com o pretexto de se buscar um sentido mais profundo ou espiritual. Por exemplo, há os que interpretam o Milênio alegoricamente. Não acreditam num Milênio literal. Por esse modo, além de mutilarem o sentido real e literal da profecia, anulam a esperança da Igreja.
Tenhamos cuidado com interpretações feitas superficialmente ao bel-prazer das especulações do intérprete, com idéias próprias ou ao que lhe parece razoável. Declarações como: “eu penso que é isso”, “eu sinto que é isso”, são típicas de interpretações vaidosas, irresponsáveis e vazias de temor a Deus. Portanto, o método alegórico deve ser utilizado corretamente. Paulo utilizou-o em Gálatas 4.21-31. Ele tomou as figuras ilustradas no texto com fatos literais da antiga dispensação, mas apresentou-os como sombras de eventos futuros.
2. O método literal e textual. Esse é o método gramático-histórico. Isto é: se preocupa em dar um sentido literal às palavras da profecia, interpretando-as conforme o significado ordinário, de uso normal. A preocupação básica é interpretar o texto sagrado consoante a natureza da inspiração da profecia. Uma vez que cremos na inspiração plena das Escrituras através do Espírito Santo, devemos atentar para o fato de que há textos que têm apenas um sentido espiritual, sem que exija, obrigatoriamente, uma interpretação literal ou figurada.
Ambos os métodos são válidos, mas devem ser utilizados com cuidado e precisão. Há uma perfeita relação entre as verdades literais e a linguagem figurada. Temos o exemplo bíblico da apresentação de João Batista no texto de João 1.6, que diz: “Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João”. Notemos que o texto está falando literalmente de um homem, cujo nome, de fato, era João. Os termos empregados referem-se literalmente a alguém fisicamente. Mais tarde, João Batista, ao identificar Jesus, usou uma linguagem figurada, quando diz: “Eis aí o Cordeiro de Deus”, Jo 1.29. Na verdade, Jesus era um homem real e literal, mas João usou a forma figurada para denotar o sentido literal da pessoa de Jesus.

III. A PROFECIA NA PERSPECTIVA ESCATOLÓGICA

Não entenderemos a profecia bíblica se a confundirmos com “o dom da profecia”. A profecia bíblica tem um caráter inerrável, porque ela está nas Escrituras inspiradas pelo Espírito Santo. A profecia, como dom do Espírito, tem a sua importância no contexto da Igreja de Cristo na Terra, pois depende de quem a transmite e, por isso, sujeita a erro e julgamento (1 Co 14.29), e não pode ter validade se a mesma choca-se com o ensino geral das Escrituras.
1. A profecia cumprida e a futura. Para que a profecia bíblica tenha o crédito que merece, devemos estudá-la no que concerne ao que já foi cumprido e, também, referente ao futuro. Uma grande parte dos livros da Bíblia contém predições. Quando estudamos as profecias cumpridas podemos enxergar o seu caráter divino, e fazer distinção com as profecias não cumpridas. Jesus, em seu discurso aos discípulos no aposento alto, falou do ministério do Espírito Santo após sua ascensão aos céus, e disse: “Ele vos ensinará e vos anunciará as coisas que hão de vir”, Jo 16.13.
2. A profecia e o ministério da Palavra. Toda declaração bíblica sobre profecia é tão crível quanto àquelas declarações históricas. Certo autor de teologia declarou que “a história da raça humana é a história da comunicação de Deus com o homem”. Deus mesmo recorre à sua Palavra, não como uma simples evidência da verdade declarada, mas como a única forma pela qual nós podemos obter uma perfeita e completa visão do propósito divino em relação à salvação. Por isso, precisamos observar a história do passado, presente e futuro. Devemos ter confiança de que assim como teve cumprimento a Palavra de Deus no passado e o tem no presente, o mesmo acontecerá com as profecias relacionadas ao futuro.

CONCLUSÃO

As Escrituras Sagradas apresentam um só sistema de verdade. Não importa o que dizem as várias escolas de interpretação. Suas interpretações podem variar e até estar equivocadas. E, nem a Bíblia se presta a dar apoio a qualquer sistema de interpretação. O futuro é uma parte do plano de Deus, e só Ele conhece tudo o que encerra a profecia. As opiniões humanas têm valor enquanto estiverem em conformidade com as Escrituras.

VOCABULÁRIO

Denotar: Fazer notar; fazer ver; manifestar, indicar, mostrar.
Dogmática: Estudo ordenado e sistemático de doutrinas.
Fatalismo: Atitude ou doutrina que admite que o curso da vida humana está, em graus e sentidos diversos, previamente fixado, sendo a vontade ou a inteligência impotentes para dirigi-lo ou alterá-lo.
Pagão: Pessoa que adora a deuses falsos.
Utopia: Projeto irrealizável, quimera, fantasia.

EXERCÍCIOS

1. Defina o que é escatologia.
R. É o estudo acerca de coisas e eventos futuros profetizados na Bíblia.

2. Qual a preocupação principal da escatologia?
R. Interpretar os textos proféticos das Escrituras.

3. Quais os dois métodos de interpretação da escatologia?
R. Alegórico ou figurado, e literal e textual.

4. Qual a diferença entre o dom de profecia e a profecia bíblica?
R. A profecia, como dom do Espírito, depende de quem transmite e é sujeita a julgamento, e a profecia bíblica tem caráter inerrável porque ela está nas Escrituras inspiradas pelo Espírito Santo.

5. Qual a única forma para podermos obter uma perfeita e completa visão do propósito divino em relação à salvação?
R. Recorrer à Palavra de Deus.

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

Subsídio Teológico

Além de ser um dos capítulos da dogmática cristã, ou seja, o estudo sistemático e lógico das doutrinas concernentes às últimas coisas, há quatro outros tipos de escatologia, segundo nos apresenta o Dicionário Teológico (CPAD):
“Escatologia consistente. Termo nascido com Albert Schweitzer, segundo o qual as ações e a doutrina de Cristo tinham um caráter essencialmente escatológico. Não resta dúvida, pois, de que o Senhor Jesus haja se preocupado em ensinar aos discípulos as doutrinas das últimas coisas. Todavia, sua preocupação básica era a salvação do ser humano. Ele também jamais deixou de se referir à vida prática e sofrida do homem.
Seus ensinos, por conseguinte, não foram deformados por qualquer ênfase exagerada. Nele, cada conselho de Deus teve o seu devido lugar”.
“Escatologia idealista. Corrente doutrinária que relaciona a escatologia bíblica à verdades infinitas. Os que defendem tal posicionamento, alegam que a doutrina das últimas coisas não terá qualquer efeito prático sobre a história da humanidade. Relegam-na, pois, à condição de mera utopia.
Mas, o que dirão eles, por exemplo, acerca das profecias já cumpridas? Será que estas não referendam as que estão por se cumprirem? Não nos esqueçamos, pois, ser a profecia a essência da Bíblia. Se descrermos daquela, não poderemos crer nesta”.
“Escatologia individual. Estudo das últimas coisas que dizem respeito exclusivamente ao indivíduo, tratando de sua morte, estado intermediário, ressurreição e destino eterno. Neste contexto, nenhuma abordagem é feita, quer a Israel, quer a Igreja”.
“Escatologia realizada. Ponto de vista defendido por C. H. Dodd, segundo o qual as previsões escatológicas das Sagradas Escrituras foram todas cumpridas nos tempos bíblicos. Atualmente, portanto, já não nos resta nenhuma expectativa profética, de acordo com o que ensina Dodd.
Gostaríamos, porém, que ele nos respondesse as seguintes perguntas:
• A Segunda vinda de Cristo já foi realizada?
• A grande tribulação já é história?
• O julgamento final já foi consumado?”.




Subsídio Doutrinário

A escatologia tem profunda relação com a profecia. Não podemos evitar nem negligenciar a profecia. Se trouxermos o estudo da Bíblia apenas para a esfera presente, como trataremos das profecias que nos estimulam a vigiar acerca da vinda de Cristo? Há um outro fator importante nessa relação entre a escatologia e a profecia que é o seu cumprimento passado. São profecias que foram faladas ou registradas bem antes dos eventos profetizados, principalmente, aquelas relativas a Cristo. As profecias quanto à sua primeira vinda se tomaram históricas pelo seu cumprimento literal (Is 7.14; Mq 5.2; Is 11.2; Zc 9.9; Sl 41.9; Zc 11.12; Sl 50.6; Sl 34.20; Is 53.4-6). Portanto, a relação da escatologia com a profecia não é teórica, porque tem o testemunho das Escrituras.




Subsídio Bibliológico

Compreender a linguagem da mensagem profética no estudo da escatologia é de fundamental importância. Toda e qualquer declaração profética depende da linguagem. Expressões simples do conhecimento humano foram usadas e inspiradas pelo Espírito Santo aos profetas, para que, na apresentação da mensagem profética, não houvesse confusão na sua compreensão. A linguagem da profecia bíblica é singela e clara, mesmo quando ela vem em forma alegórica. Seu objetivo primordial é apresentar as verdades divinas. Todo aquele que ministra a Bíblia é chamado por Deus para declarar “todo o conselho de Deus” (At 20.27). Não há como escapar da responsabilidade de conhecer e interpretar corretamente os textos bíblicos proféticos.

Cinco características de uma Falsa Paz


1. Qualquer paz que não traga com ela ódio ao pecado que tem perturbado sua paz é falsa.

A paz que Deus fala à alma sempre traz com ela um sentimento de vergonha, e um santo desejo de mortificar seus desejos pecaminosos. Se olhar para Cristo, a Quem seu pecado traspassou (se não fizer isso não haverá nem cura e nem paz) você deve prantear (veja Zac. 12:10). Quando você vai a Cristo buscando cura, sua fé repousa em um Salvador ferido e traspassado. Ora, se fizer isso na força do Espírito Santo, ser-lhe-á dado ódio pelo pecado que tem perturbado sua paz. Quando Deus nos dá a paz a alma se envergonha dos diversos modos como o pecado tem estragado nossa paz com Deus (Ez. 16:59-63).

E possível estarmos perturbados pelas consequências do pecado, mesmo sem odiarmos o próprio pecado. Na sua perturbação você pode estar buscando a misericórdia de Deus e ao mesmo tempo se apegando ao pecado que ama. Por exemplo: sua consciência o convence de estar amando o mundo. Esse modo de buscar misericórdia nunca lhe trará paz verdadeiramente sólida. As palavras de Deus: "Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 João 2:15) perturbam sua paz. Na sua perturbação, você se volta para Deus para que Ele cure sua alma, porém está mais preocupado com as consequências do seu amor pelo mundo do que com o mal desse amor. Esse é um mau sinal! Talvez seja salvo; no entanto a não ser que Deus por Suas ações especiais o faça realmente odiar o pecado, você terá pouca paz nesta vida.

2. Qualquer paz que não seja acompanhada pela ação do Espírito convencendo do "pecado e da justiça e do juízo" é uma falsa paz.

A Palavra de Deus nunca fala de paz "somente em palavras", ela vem no poder do Espírito Santo. A paz de Deus de fato cura a ferida. Quando nos damos a nós mesmos uma falsa paz, não passará muito tempo até que o pecado que havia perturbado nossa paz apareça outra vez.

Como regra geral, Deus espera que Seus filhos aguardem até que estejam certos que Ele lhes deu a paz. Como disse o profeta Isaías: "Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei" (Is. 8:17). Deus pode curar a ferida do pecado num instante. Contudo, às vezes, como um médico, Ele gasta tempo limpando a ferida completamente para que ela se cure adequadamente. Aqueles que dão uma falsa paz para si mesmos nunca têm tempo para esperar que Deus faça Sua obra completa. Tais pessoas correm para Deus buscando paz e presumem que ela foi concedida no momento em que a pediram. Não há aquele esperar para que o Espírito de Deus cure a ferida do pecado completamente.

A paz de Deus dulcifica o coração e dá gozo à alma. Quando Deus fala paz, Suas palavras não são apenas verdadeiras, mas elas fazem bem à alma. "Sim, as minhas palavras fazem o bem" (Miq. 2:7). Quando Deus fala paz, ela guia e guarda a alma de modo que não retorne à insensatez (Sal. 85:8). Quando as pessoas falam paz para si mesmas, o coração não é curado do mal e, elas continuam num estado de transvio. Quando Deus fala paz, vem junto uma percepção tal do Seu amor, que a alma se sente obrigada a mortificar os desejos pecaminosos.

3. Toda e qualquer paz que trate do pecado de um modo superficial é uma falsa paz.

Como já vimos antes, esta é a queixa que Jeremias fez dos falsos profetas do seu tempo. "Paz, paz" eles dizem, "quando não há paz" (Jer. 6:14). Da mesma maneira, algumas pessoas fazem da cura de suas feridas pecaminosas uma obra fácil. Olham para algumas promessas das Escrituras e pensam que estão curadas. Uma promessa das Escrituras só pode efetuar o bem quando misturada com a fé. (Heb. 4:2). Não se trata de um mero olhar para a palavra de misericórdia e, pronto, isso traz a paz. O olhar precisa estar misturado com a fé até que você a tenha apropriado para si. De outra maneira, qualquer paz que tenha obtido é uma falsa paz. Neste caso não vai demorar muito até que sua ferida se abra novamente e você fique sabendo que ainda não está curado.

4. Qualquer paz que trate do pecado de uma maneira parcial é falsa.

O cristão sincero não buscará apenas estar em paz com seus desejos pecaminosos que mais o perturbam. Tentar lidar com o pecado que mais o atormenta, sem lidar também com aqueles pecados que o perturbam menos, realmente seria tratar do pecado com parcialidade. Qualquer paz que pareça vir de se lidar com o pecado dessa maneira é falsa. Só podemos esperar a paz de Deus quando tivermos respeito igual por todos os Seus mandamentos. Deus nos justifica de todos os nossos pecados. Deus nos manda abandonarmos todos os nossos pecados. Ele é um Deus de olhos puros e não pode olhar para a iniquidade.

5. A paz de Deus é uma paz que nos humilha, como aconteceu no caso de Davi (veja Sl 51:1).

Pense na profunda humilhação sentida por Davi quando Nata lhe trouxe a palavra perdoadora de Deus (2 Sam. 12:13).

Por John Owen

Fonte: Josemar Bessa

O LAR CRISTÃO E O CULTO DOMÉSTICO

A elevação ou decadência de um povo, de uma nação, de uma igreja, depende do lar. O lar temente a Deus e alicerçado na Sua Palavra, e que procura cumprir as missões para as quais foi divinamente instituído, deve ser basicamente quatro coisas:
1. Uma igreja. Sim, uma igreja em miniatura, onde todos louvam e servem a Deus e são criados na doutrina e no temor do Senhor. O lar deve ser o lugar onde se pratica a piedade, a oração, e onde a Palavra de Deus deve ser lida, ouvida, crida, obedecida e amada.
church1032. Uma escola. No lar as crianças desde a mais tenra idade devem aprender os hábitos e maneiras que contribuirão decisivamente para a formação do seu caráter. Mas os pais não podem dar aos filhos o que não têm, porque também não receberam. Referimo-nos à doutrina do’ Senhor, à boa formação e ao comportamento social, e à disciplina. A Igreja e a Pátria precisam urgentemente de lares verdadeiramente cristãos. O lar exercendo o papel que lhe cabe na sociedade, deve ser um centro de civismo e de exemplo no cumprimento do dever, seja ele social, moral ou espiritual.
3. Uma comunidade. No lar deve haver as melhores relações de amizade, plena solidariedade e cooperação entre todos os seus membros.
4. Uma oficina. Num lar cristão e bem estabelecido todos devem viver, trabalhar e descansar em união. Todos dando de si para o bem-estar da família inteira. Um lar desunido, onde reina a desobediência, e onde cada um só pensa em si, fazendo somente o que lhe convém, tornar-se-á um lugar insuportável e um centro de mau exemplo.
Fonte: Lições Bíblicas, 3° Trimestre de 1985, capa

BIOGRAFIA DE EDUARDO SILVA


Biografia em Resumo !

Nome : Eduardo de Albuquerque Silva
Natural de : Bezerros-Pe
Aniversário : 30 de Março
Filiação : Helena Isabel da Silva & Aprigio José de Silva (In memorian)
Estado civil : Casado (Ziran Araújo da Silveira Silva)
Filhos (4) : Débora Araújo Silva, Eduardo Silva Segundo, Ebenézer Filipe A S Silva e Andréa Carla (adotiva)
Atividades Eclesiásticas : Pastor, filiado a (Confraderj e a Cgadb)
Igreja a que está vinculado : AD Ministério do Campinho - Rio de Janeiro/Rj
Pr Presidente : Dr Manassés Lins de Britto
Compositor de obras musicais sacras : (mais de 2000 músicas gravadas por diversos intérpretes em todo o mundo), filiado a UBC-União Brasileira de Compositores e Intérpretes musicais, Editora Efrata Music, OMB-Ordem dos Músicos do Brasil, etc
Cantor : 13 lançamentos fonográficos como solista, 06 lançamentos em dupla com Ziran
Músico Profissional (tecladista) - Maestro arranjador
Ordenação ao Ministério : Ordenado ao pastorado em 2002
Experiencia Missionária : 8 Meses como pastor auxiliar na Iglesia Hispana Bethel em Houston-Texas - Usa - 2003/2004, mais 4 anos como co-pastor na AD Ministério do Belém em Dallas-Texas - Usa, ligado ao Pr Joel Freire Costa (Confradeb-Usa) - 2004/2008
Formação Teológica : Bacharel em Teologia, com Licenciatura Plena em Educação Religiosa
Atividade comercial : Distribuidor Independente Herbalife

Ele e a sua esposa, pastora Ziran Araújo já gravaram em familia - somente em casa, em discos solo (individual) e em dupla, mais de 400 músicas em 32 anos de ministério (1979 à 2011).
Escreveu e tem escrito hinos sob temas, à diversos Congressos, Simpósios, Conferências e eventos nesse país, uma vida a serviço do reino de Deus, um servo à disposição do seu Senhor.
Prêmios Recebidos
Recebeu um DISCO DE OURO em 1992, de Gravações Elétricas S/A, antiga Industria Continental, pela venda de CEM MIL DISCOS em apenas 06 meses, do album "Uma Bençao", que contém dentre outros sucessos, as músicas : Deus Resolve o Seu Problema, Uma Benção, Não há nada Melhor e Senhor dos Exércitos.
Em 2001 recebeu um premio da ABEC-Associação Brasileira de Escritores Cristãos, no Rio Centro - Rio de Janeiro, pelo fato da sua musica "Deus muda Situações", gravada pelo Pr Vitorino Silva, para a Patmus Music, ter sido considerada por uma "Junta isenta", a melhor música daquele ano.
Nesse evento estiveram presentes o irmão Ronaldo Rodrigues e esposa, Carla Ribas, com outros diretores da CPAD e autoridades do mundo cristão no Rio de Janeiro. Um reconhecimento merecido, sem dúvida.
Formação Acadêmica : "Bacharel em Teologia, com Licenciatura Plena em Educação Religiosa, pela Faculdade Maranata de Recife, e Mestrado em Teologia, pela Faculdade de Teologia Filadelfia de Recife".


Ações e resultados


Romanos 5:12-19

…pela ofensa de um só, morreram muitos, […] o dom pela graça de um só […], foram abundantes sobre muitos. —Romanos 5:15

Ezequiel 37–39
2 Pedro 2

No dia 24 de novembro de 1971, um homem hoje conhecido como D. B. Cooper sequestrou um avião comercial nos EUA ameaçando explodir o avião a menos que recebesse 200 mil dólares. Após pousar para receber o valor do resgate, ordenou que o avião decolasse novamente. Em seguida, a escada traseira do Boeing 727 foi abaixada e ele saltou de paraquedas na escuridão da noite. Ele nunca foi capturado e o caso ainda não foi resolvido. Este ato apressou a era da segurança aeroportuária, na qual a confiança foi substituída por suspeita e medo. O que ele fez afetou-nos indiscriminadamente.

A Bíblia descreve duas ações que transformaram o mundo de maneira muito mais significativa. Através da escolha de Adão, o pecado e a morte adentraram o mundo: “…assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). Mas, através do sacrifício de Cristo na cruz, Deus proporcionou um remédio para o resultado do pecado. “Pois assim como, por uma só ofensa [de Adão], veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça [de Cristo], veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” (v.18).

Cristo fez o que ninguém mais podia fazer quando quebrou o poder do pecado e da morte por Sua ressurreição. Ele oferece perdão e vida eterna a todos os que aceitarem o Seu presente. E, por isso, nós lhe agradecemos de todo coração.

A cruz de Cristo pode livrar as almas da condenação que resultou da escolha de Adão.
30 de novembro de 2011

David C. McCasland

Publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 4º trimestre de 2011



*Imagem : D. B. Cooper

Abraão, Sara e Hagar


5. Por que Paulo tinha uma visão tão depreciativa do
incidente com Hagar? Que ponto crucial sobre a salvação foi apresentado
através dessa história do Antigo Testamento? Gl 4:21-31; Gn 16


Olugar de Hagar na história de Gênesis está diretamente
relacionado ao fato de Abrão ter deixado de crer na promessa de Deus.
Como uma escrava egípcia na casa de Abrão, Hagar provavelmente tivesse
se tornado propriedade de Abrão como uma das muitas dádivas que Faraó
deu a ele em troca de Sarai. O evento está associado com o primeiro ato
de incredulidade de Abrão quanto à promessa de Deus (Gn 12:11-16).


Depois de esperar dez anos pelo nascimento do filho prometido,
Abrão e Sarai permaneciam sem filhos. Concluindo que Deus precisava da
ajuda deles, Sarai deu Hagar a Abrão como concubina. Se bem que estranho
para nós hoje, o plano de Sarai foi bastante engenhoso. De acordo com
os costumes antigos, uma escrava poderia servir legalmente como mãe de
aluguel para sua patroa estéril. Assim, Sarai podia considerar como dela
própria qualquer criança nascida de seu marido e Hagar. Embora o plano
tenha gerado uma criança, não se tratava do filho que Deus havia
prometido.


Nessa história, temos um poderoso exemplo de como mesmo um
grande homem de Deus falhou em sua fé quando enfrentou circunstâncias
assustadoras. Em Gênesis 17:18, 19,
Abraão pediu a Deus que aceitasse Ismael como seu herdeiro. O Senhor,
naturalmente, rejeitou essa oferta. O único elemento “miraculoso” no
nascimento de Ismael foi a disposição de Sarai para compartilhar seu
marido com outra mulher! Não houve nada fora do normal com relação ao
nascimento de uma criança para essa mulher, uma criança nascida “segundo
a carne”. Tivesse Abrão confiado no que Deus lhe havia prometido, em
vez de permitir que as circunstâncias dominassem essa confiança, nada
disso teria acontecido, e muito sofrimento teria sido evitado.

6. Em contraste com o nascimento de Ismael, considere
as circunstâncias que envolveram o nascimento de Isaque. Por que essas
circunstâncias exigiram tanta fé por parte de Abraão e Sara? Gn 17:15-19; 18:10-13; Hb 11:11, 12


De que forma sua falta de fé nas promessas de Deus tem lhe
causado sofrimento? Como você pode aprender com esses erros e confiar na
Palavra de Deus, não importando o que aconteça? Que escolhas podem
ajudar você a fortalecer sua capacidade de confiar nas promessas de
Deus?

Enviado por Fátima Gregório via orkut

Discografia Completa de Eduardo Silva & Ziran Araújo !


32 Anos de Adoração ao Senhor – 1979 à 2011

Foto do Disco Original
Foto do disco substituto
Vem Cantar - Ziran Araújo, 1979
01 - Vem Cantar - Aut. Eduardo Silva
02 - O Som da Vitória - Aut. Eduardo Silva
03 - A Minha Oração - Aut. Eduardo Silva
04 - Imensurável Amor - Aut. Eduardo Silva
05 - O que Fazes ? - Aut. Eduardo Silva
06 - O Dever do Filho - Aut. Eduardo Silva
07 - Adeus - Aut. Eduardo Silva
08 - O Eterno Tesouro - Aut. Eduardo Silva
09 - É Preciso Despertar - Aut. Eduardo Silva
10 - Olhar de Aflição - Aut. Eduardo Silva

Primazia - Ziran Araújo, 1981
01 - O Mesmo Ele é - Aut. Eduardo Silva
02 - Eu Quero Ir - Aut. Eduardo Silva
03 - Eu Sou o que Sou - Aut. Eduardo Silva
04 - Sua Graça - Aut. Eduardo Silva
05 - Minha Vitória - Aut. Helena Silva
06 - Pelos Olhos da Fé - Aut. Eduardo Silva
07 - Primazia - Aut. Eduardo Silva
08 - Venha Triste Ovelha - Aut. Eduardo Silva
09 - Ainda que ... - Aut. Eduardo Silva
10 - Ultimato - Aut. Eduardo Silva

Não há Nada Melhor - Eduardo Silva, 1981

01 - Vale a Pena Ser Crente - Aut. Eduardo Silva
02 - Não Há Nada Melhor - Aut. Eduardo Silva
03 - Sou Tão Feliz - Aut. Eduardo Silva
04 - É Tempo de Trabalhar - Aut. Eduardo Silva
05 - Eu Vejo o Senhor - Aut. Eduardo Silva
06 - Deus Amou Primeiro - Aut. Eduardo Silva
07 - Jesus é Tudo pra Mim - Aut. Eduardo Silva
08 - Só o Senhor é Deus - Aut. Eduardo Silva
09 - Sofrer por Jesus - Aut. Eduardo Silva
10 - Basta um só Olhar - Aut. Eduardo Silva

O seu nome é Jesus - Ziran Araújo, 1983

01 - Clama a Deus - Aut. Eduardo Silva
02 - A Noite se Aproxima - Aut. Eduardo Silva
03 - O Autor da nossa Fé - Aut. Eduardo Silva
04 - Pouco Importa - Aut. Eduardo Silva
05 - Fala Jesus Querido - Aut. Harpa Cristã # 151
06 - O Seu Nome é Jesus - Aut. Eduardo Silva
07 - Desapareceu um Povo - Aut. Cecilia de Souza
08 - Só Nele há Poder - Aut. Eduardo Silva
09 - Pedi e Dar-se-vos-á - Aut. Eduardo Silva
10 - Breve Cristo Vem - Aut. Eduardo Silva

Uma Benção - Eduardo Silva, 1984

01 - Uma Benção - Aut. Eduardo Silva
02 - Senhor dos Exércitos - Aut. Eduardo Silva
03 - O poder da Oração - Aut. Eduardo Silva
04 - Não há Nada Melhor - Aut. Eduardo Silva
05 - Quando Jesus Estendeu sua Mão - Aut. D.R.
06 - Chora nos Pés de Jesus - Aut. Eduardo Silva
07 - Deus Resolve o seu Problema - Aut. Eduardo Silva
08 - Porque o Senhor Vive - Aut. Eduardo Silva
09 - Deus Cuidará de Mim - Aut. Eduardo Silva
10 - Não Temas ! - Aut. Maxwell Wright
Deus Proverá - Ziran Araújo, 1985

01 - Deus Proverá - Aut. Eduardo Silva
02 - Jesus Também Sofreu - Aut. Eduardo Silva
03 - Quem Tem Ouvidos, Ouça ! - Aut. Eduardo Silva
04 - Criança da Rua - Aut. Eduardo Silva
05 - Conta pra Jesus - Aut. Gilmar Melo
06 - Não Chores - Aut. Gilmar Melo
07 - Parabéns - Aut. Eduardo Silva
08 - Deus de Vitória - Aut. Eduardo Silva
09 - Para o Céu eu Vou - Aut. Samuel Nystrom
10 - O Rei vem Vindo - Aut. Eliezer Cândido

Eduardo Silva Vol.01 - Eduardo Silva, 1986

01 – Se Dependesse de Mim - Aut. Eduardo Silva
02 – Vale a Pena ser Crente - Aut. Eduardo Silva
03 – Só o Senhor é Deus - Aut. Eduardo Silva
04 – Tempo de Trabalhar - Aut. Eduardo Silva
05 – Eu Vejo o Senhor - Aut. Eduardo Silva
06 – Leva Contigo a Vitória - Aut. Eduardo Silva
07 – Deus Amou Primeiro - Aut. Eduardo Silva
08 – Sofrer por Jesus - Aut. Eduardo Silva
09 - Sou Tão Feliz - Aut. Eduardo Silva
10 – Jesus é Tudo pra Mim - Aut. Eduardo Silva
11 – Basta um só Olhar - Aut. Eduardo Silva

Ser Crente é Bom - Ziran Araújo, 1986

01 - Ser Crente é Bom - Aut. Eduardo Silva
02 - O Mundo precisa Saber - Aut. Eduardo Silva
03 - No Senhor tudo Posso - Aut. Eduardo Silva
04 - Nazireu – Aut. José Cleumir
05 - Obrigado, Jesus ! - Aut. Maridalva Lins
06 - Quando a Porta se Abriu - Aut. Eduardo Silva
07 - Posso, nas não Devo - Aut. Eduardo Silva
08 - Se Deus é por Ti - Aut. Armando e Arnaldo Rodrigues
09 - Simplicidade - Aut. Eduardo Silva
10 - Pedro Chorou - Aut. Eduardo Silva
Chore nos pés do Senhor - Ziran Araújo, 1986
01 - Chore nos pés do Senhor - Aut. Eduardo Silva
02 - Bom Bastor - Aut. José Cleumir
03 - Mocidade, Busca Poder - Aut. Eduardo Silva
04 - Cristo é Meu Melhor Amigo - Aut. Eduardo Silva
05 - Eu Sou o Teu Deus - Aut. Eduardo Silva
06 - O Verdadeiro Crente - Aut. Eduardo Silva
07 - Em dado Momento - Aut. Eduardo Silva
08 - Só Jesus me Conhece - Aut. Eduardo Silva
09 - Valorize a sua Vida - Aut. Eduardo Silva
10 - É Natal - Aut. Eduardo Silva

Criança Esperança - Débora Raquel, 1987

01 - Criança Esperança - Aut. Eduardo Silva
02 - Vá Correndo - Aut. Eduardo Silva
03 - Histórias da Bíblia - Aut. Eduardo Silva
04 - Jesus Ama a Todos - Aut. Miriã Araújo
05 - Cristo Vive - Aut. Ataliba Luiz
06 - Vem, Jesus - Aut. Terezinha Sena
07 - Assim é Melhor - Aut. Eduardo Silva
08 - Pai - Aut. Valdomiro Silva e Abel Filho
09 - Cante Comigo - Aut. Eduardo Silva
10 - Criança de Jesus - Aut. Eduardo Silva

Quem for Santo, santifique-se mais
Ziran Araújo, 1987
01 - Quem for Santo, Santifique-se Mais - Aut. Eduardo Silva
02 - Não se Abale com as Lutas - Aut. Eduardo Silva
03 - Teu Piloto ainda Sou - Aut . Emily D. Wilson
04 - Fim dos Tempos - Aut. Eduardo Silva
05 - Mão Amiga - Aut. Marcos Milanez
06 - Fôgo Vivo - Aut. Eduardo Silva
07 - Dá-me Perdão - Aut. Eduardo Silva
08 - Meu Filho Querido - Aut. Eduardo Silva
09 - Deus não é Brinquedo - Aut. Eduardo Silva
10 - Noite de Vigília - Aut. Antonio Morais
10 - Está chegando a Hora - Eduardo Silva, 1987
01 – Está chegando a Hora - Aut. Eduardo Silva
02 – Quando Deus Fala - Aut. Eduardo Silva
03 – Espera - Aut . Eduardo Silva
04 – Não pode Faltar Jesus - Aut. Eduardo Silva
05 – Cristo - Aut. Eduardo Silva
06 – Viver em União - Aut. Eduardo Silva
07 – O Justo Viverá da Fé - Aut. Eduardo Silva
08 – É Preciso Descer - Aut. Eduardo Silva
09 – Tudo Ele faz - Aut. Eduardo Silva
10 – Última Hora - Aut. Eduardo Silva
Minhas Lágrimas Ele enxugou - Ziran Araújo, 1988
01 – Minhas Lágrimas Ele Enxugou - Aut. Eduardo Silva
02 – Sofrer por Jesus - Aut. Eduardo Silva
03 – Venha Viver - Aut. Eduardo Silva
04 – É assim que Deus faz - Aut. Eduardo Silva
05 – Quando Tudo Estiver sobre o Altar - Aut. Harpa Cristã # 577
06 – Dias Finais - Aut. Eduardo Silva
07 – O Crente, a Prova e a Benção - Aut. Eduardo Silva
08 – Não Saia do Lugar - Aut. Eduardo Silva
09 – Você Precisa de Deus - Aut. Eduardo Silva
10 – Já é Tempo - Aut. Eduardo Silva
Faça a Vontade de Deus - Ziran Araújo, 1988
01 - Faça a Vontade de Deus - Aut. Eduardo Silva
02 - Forasteiro - Aut. Eduardo Silva
03 - Linda História - Aut. Eduardo Silva
04 - Para Deus não há Impossível - Aut. Edson Coelho
05 - O seu Rosto - Aut. Eduardo Silva
06 - Só Deus Sabe - Aut. Eduardo Silva
07 - Fogo Vivo - Aut. Eduardo Silva
08 - Confia em Deus -Aut. Eduardo Silva
09 - Desperta, Igreja - Aut. Eduardo Silva
10 - Cristo pagou o Preço - Aut. Eduardo Silva
Eu vou em Nome do Senhor - Eduardo Silva, 1988
01 - Eu Vou em Nome do Senhor - Aut. Eduardo Silva
02 - Lágrimas que Choram - Aut. Eduardo Silva
03 - Lições de Vida - Aut. Eduardo Silva
04 - Sinais e Maravilhas - Aut. Eduardo Silva
05 - Fica em Jerusalém - Aut. Eduardo Silva
06 - Canta Mesmo Quando... - Aut. Eduardo Silva
07 - Nada me Afastará do Senhor - Aut. Eduardo Silva
08 - Jesus e Lázaro - Aut. Eduardo Silva
09 - Panorama - Aut. Eduardo Silva
10 - Deus Comigo - Aut. Eduardo Silva
Passa de mim este Cálice - Ziran Araújo, 1989
01 - Passa de Mim este Cálice - Aut. Eduardo Silva
02 - Viva a Vida - Aut. Eduardo Silva
03 - Foi Assim - Aut. Eduardo Siva
04 - Deus tem Solução - Aut. Eduardo Silva
05 - Horas Amargas - Aut. Eduardo Silva
06 - Se Você não Tem - Aut. Eduardo Silva
07 - Deus te Conhece - Aut. Eduardo Silva
08 - A cruz era pra mim - Aut. Eduardo Silva
09 - Vinte e Cinco Anos - Aut. Eduardo Silva
10 - Mão ao Arado - Aut. Frida Vingrem

Filho do Deus Deus Vivo - Eduardo Silva, 1989

01 - Filho do Deus Vivo - Aut. Eduardo Silva
02 - Provado e Aprovado - Aut. Eduardo Silva
03 - Santo és Tú, Senhor - Aut. Pr Felisberto Filho
04 - Preciso de Jesus - Aut. Eduardo Silva
05 - Tú és Fiel - Aut. T. O. Chishain/W. M. Runyan
06 - Como Numa Ilha - Aut. Eduardo Silva
07 - Betesda - Aut. Eduardo Silva
08 - Mudança - Aut. Nilson Lins
09 - Esperança da Glória - Aut. Eduardo Silva
Navegando no Espirito - Ziran Araújo, 1990
01 - Conta pra Mim - Aut. Eduardo Silva
02 - Cantemos Aleluia - Aut. Eduardo Silva
03 - Deus é Mesmo Assim - Aut. Eduardo Silva
04 - Como Numa Ilha - Aut. Eduardo Silva
05 - Quem me tocou ? - Aut. Eduardo Silva
06 - Navegando no Espírito - Aut. Eduardo Silva
07 - Eu Sou o Senhor - Aut. Eduardo Silva
08 - Grito Inocente - Aut. Eduardo Silva
09 - Deus Resolve Tudo - Aut. Eduardo Silva
10 - O Melhor Vem Depois - Aut. Eduardo Silva

Tem que haver Fôgo - Eduardo Silva, 1990
01 - Tem que haver fôgo - Aut. Eduardo Silva
02 - Cristo Venceu - Aut. Eduardo Silva
03 - Arma Infalível - Aut. Eduardo Silva
04 - Conta à Deus - Aut. Eduardo Silva
05 - Nada Está Perdido- Aut. Eduardo Silva
06 - Tá Faltando Amor - Aut. Eduardo Silva
07 - Esperando Em Jesus - Aut. Eduardo Silva
08 - Canaã - Aut. Eduardo Silva
09 - Só Tú És - Aut. Eduardo Silva
10 - Quando eu For Subindo - Aut. Eduardo Silva
Brasa Viva - Ziran Araújo, 1990
01 - Brasa Vida - Aut. Eduardo Silva
02 - Salmo 51 - Aut. DR
03 - Movimento do Espírito - Aut. Eduardo Silva
04 - Põe-te em Pé - Aut. Maria dos Anjos
05 - Clama povo Meu - Aut. Eduardo Silva
06 - A Presença de Deus - Aut. Esdras Dias
07 - Deus é por Mim - Aut. Eduardo Silva
08 - Marcas de Aflição - Aut. Eduardo Silva
09 - Vitória - Aut. Eduardo Silva
10 - Conflitos de um Confuso - Aut. Eduardo Silva
Tú és o meu Tudo - Ziran Araújo, 1991
01 - Tú és o Meu Tudo - Aut. Eduardo Silva
02 - O meu Viver é Cristo - Aut. Eduardo Silva
03 - Passageiro - Aut. Afonso Augusto
04 - Leão da Tribo de Judá - Aut. Eduardo Silva
05 - Os que Confiam no Senhor - Aut. Eduardo Silva
06 - A certeza da Vitória - Aut. Eduardo Silva
07 - Nada Sou - Aut. Eduardo Silva
08 - Dia de Vitória - Aut. Eduardo Silva
09 - As Coisas que Deus Faz - Aut. Eduardo Silva
10 - O Homem de Branco - Aut. Eduardo Silva
Jesus não é o Homem - Eduardo Silva, 1991
01 - Jesus Não é o Homem - Aut. Eduardo Silva
02 - Deixe de Tristeza - Aut. Eduardo Silva
03 - Lugar de Refúgio - Aut. Eduardo Silva
04 - Nuvem Passageira - Aut. Eduardo Silva
05 - Quem eu era e Quem eu Sou - Aut. Eduardo Silva
06 - Desespero de Causa - Aut. Eduardo Silva
07 - Provado por Deus - Aut. Eduardo Silva
08 - Fizeram Tudo Errado - Aut. Eduardo Silva
09 - Alvo Mais que a Neve - Aut. Harpa Cristã # 39
A Pedra que Chorava - Eduardo Silva, 1992
01 - A Pedra que Chorava - Aut. Eduardo Silva
02 - Duros Momentos - Aut. Eduardo Silva
03 - Maranata - Aut. Eduardo Silva
04 - Livre Arbítrio - Aut. Eduardo Silva
05 - Longa Espera - Aut. Eduardo Silva
06 - Liberdade - Aut. Eduardo Silva
07 - Fica nas Mãos de Deus - Aut. Eduardo Silva
08 - Ansiedade - Aut. Eduardo Silva
09 - Cada Dia - Aut. Eduardo Silva
10 - Feliz Aniversário - Aut. Eduardo Silva
Santo Privilégio - Ziran Araújo, 1993
01 - Santo Privilégio - Aut. Eduardo Silva
02 - Deus é Mesmo Assim - Aut. Eduardo Silva
03 - O Homem de Branco - Aut. Eduardo Silva
04 - Clama a Deus - Aut. Eduardo Silva
05 - O Autor da nossa Fé - Aut. Eduardo Silva
06 - O Seu Nome é Jesus - Aut. Eduardo Silva
07 - Cantemos Aleluia - Aut. Eduardo Silva
08 - Conta pra mim - Aut. Eduardo Silva
09 - O Quarto Homem - Aut. Eduardo Silva
O Homem que Sabe Tudo – Eduardo Silva, 1993
01 - Asas da Esperança - Aut. Eduardo Silva
02 - Como Numa Ilha - Aut. Eduardo Silva
03 - O Homem que sabe Tudo - Aut. Eduardo Silva
04 - Deus Resolve o seu Problema - Aut. Eduardo Silva
05 - Jesus Não é o Homem - Aut. Eduardo Silva
06 - Fica nas Mãos de Deus - Aut. Eduardo Silva
07 - Misericórdia - Aut. Eduardo Silva
08 - Chora nos Pés de Jesus - Aut. Eduardo Silva
09 - Uma Benção - Aut. Eduardo Silva

Deus de Milagres - Eduardo & Ziran, 1994
01 - Deus de Milagres - Aut. Eduardo Silva
02 - Chora, Igreja - Aut. Eduardo Silva
03 - Ricas Promessas - Aut. Eduardo Silva
04 - Calor do Espírito Santo - Aut. Eduardo Silva
05 - Eu Não Quero, Não - Aut. Eduardo Silva
06 - Deixe Essa Vida - Aut. Eduardo Silva
07 - Dia de Dentecoste - Aut. Cleyton Waldir
08 - Hora Final - Aut. Eduardo Silva
09 - Teu Deus ainda sou - Aut. Eduardo Silva
10 - Ele é o Mesmo - Aut. Eduardo Silva
11 - Sangue - Aut. Eduardo Silva
12 - Assim Sou - Aut. Eduardo Silva
Deus de Providência - Eduardo & Ziran, 1995

01 - Deus de Providência - Aut. Eduardo Silva
02 - Deixe Essa Vida - Aut. Eduardo Silva
03 - Os Sete Dias da Semana - Aut. Eduardo Silva
04 - O Nascer do Amor - Aut. Eduardo Silva
05 - Vem - Aut. Eduardo Silva
06 - Deus de Vitória - Aut. Eduardo Silva
07 - Herdeiro do Céu - Aut. Eduardo Silva
08 - O Quarto Homem - Aut. Eduardo Silva
09 - Triste Quadro - Aut. Eduardo Silva
10 - Faça o Convite - Aut. Eduardo Silva
Betesda - Eduardo & Ziran, 1996

01 - Betesda - Aut. Eduardo Silva
02 - Céu Aberto - Aut. Eduardo Silva
03 - Venha Viver - Aut. Eduardo Silva
04 - Ressurreição - Aut. Eduardo Silva
05 - Teu Grande Amigo - Aut. Eduardo Silva
06 - O sétimo Mergulho - Aut. Eduardo Silva
07 - Meu Socorro és Tú - Aut. Eduardo Silva
08 - Mãos Feridas - Aut. Eduardo Silva
09 - Ouça - Aut. Eduardo Silva
10 - Eu só Posso Dizer : Glória a Deus - Aut. Eduardo Silva
11 - Não vai Faltar Poder - Aut. Eduardo Silva
12 - Deus de Grandes Coisas - Aut. Eduardo Silva
Antigas e Novas Canções, 18 anos de Louvor
Eduardo Silva, 1999.
01 - Muito Mais - Aut. Eduardo Silva
02 - Deus Resolve o seu Problema - Aut. Eduardo Silva
03 - O Mesmo Deus - Aut. Eduardo Silva
04 - Como Numa Ilha - Aut. Eduardo Silva
05 - Coragem - Aut. Eduardo Silva
06 - Asas da Esperança - Aut. Eduardo Silva
07 - Filhos da Rua - Aut. Eduardo Silva
08 - Misericórdia - Aut. Eduardo Silva
09 - Você Sofrendo - Aut. Eduardo Silva
10 - Jesus Não é o Homem - Aut. Eduardo Silva
11 - Parabéns - Aut. Eduardo Silva
12 - Chora nos Pés de Jesus - Aut. Eduardo Silva
13 - Pensando Bem - Aut. Eduardo Silva
14 - O homem que Sabe Tudo - Aut. Eduardo Silva
15 - Fica nas Mãos de Deus - Aut. Eduardo Silva
16 - Uma Benção - Aut. Eduardo Silva

Antigas e Novas Canções, 20 anos de Louvor
Ziran Araújo, 1999.

01 - Palavra de Vitória - Aut. Eduardo Silva
02 - Deus é Mesmo Assim - Aut. Eduardo Silva
03 - O Maior Nome - Aut. Eduardo Silva
04 - Santo Privilégio - Aut. Eduardo Silva
05 - Chuvas de Verão - Aut. Cícero Nogueira
06 - O Seu Nome é Jesus - Aut. Eduardo Silva
07 - Não se Deixe Vencer - Aut. Eduardo Silva
08 - O Homem de Branco - Aut. Eduardo Silva
09 - Vem Ficar Comigo - Aut. Natanael Moreira
10 - Clama a Deus - Aut. Eduardo Silva
11 - Cristo Tem Poder - Aut. João Alexandre
12 - O Autor da nossa Fé - Aut. Eduardo Silva
13 - Não Vale a pena Chorar - Aut. Suelber Santos
14 - O Quarto Homem - Aut. Eduardo Silva
15 - Cantemos Aleluia - Aut. Eduardo Silva
16 - Conta pra Mim - Aut. Eduardo Silva
Comemorando o Centenário
01 – Centenário das Assembléias de Deus - Aut. Eduardo Silva
02 – O Homem de Branco - Aut. Eduardo Silva
03 – Deus Resolve o seu Problema - Aut. Eduardo Silva
04 – Assembléias de Deus - Aut. Eduardo Silva
05 – Tá Faltando Amor - Aut. Eduardo Silva
06 – Creia - Aut. Eduardo Silva
07 – Jesus - Aut. Eduardo Silva
08 – Como Numa Ilha - Aut. Eduardo Silva
09 – Vale a Pena ser Crente - Aut. Eduardo Silva
10 – Teu Deus ainda Sou - Aut. Eduardo Silva
______________________________________

Pastor Eduardo Silva

Obs : As fotos cuja qualidade não estão satisfatórias, serão substituidas por outras
com uma melhor resolução, oportunamente. Todas estão sendo trabalhadas e
todos esses lançamentos serão relançados EM CDs ORIGINAIS, em 2012.